Sebrae: 5 cursos gratuitos para fazer em casa

O Sebrae oferece cursos gratuitos e online que podem ser feitos de qualquer lugar. Nossa redação separou 5 cursos voltados para pequenas e médias empresas. Os cursos têm duração entre 2-3 horas. Além disso, todos os cursos contam com certificado de conclusão.

Para quem pensa em abrir um negócio se qualificar passa a ser item obrigatório durante a jornada. Entretanto, existem cursos gratuitos como os do Sebrae que facilitam a vida de quem está começando e com pouco recurso para investir.

Veja agora quais são os cursos que podem fazer a diferença na gestão financeira e no desenvolvimento de um negócio.

1 – Viabilidade de Negócios

O curso gratuito sobre Viabilidade de Negócios visa preparar empreendedores com relação aos riscos que toda empresa está exposta. Após o curso, o objetivo é ter conhecimento claro de quanto está em jogo, qual o capital investido e quais são os riscos que o projeto envolve.

Portanto, este curso ajuda a definir se um negócio é viável ou não. Outro ponto importante que a viabilidade de negócios oferece é enxergar a possibilidade de crescimento.

Durante o curso o inscrito verá 5 módulos. Os módulos irão abordar temas relacionados a como investir e controlar gastos, recursos para alavancar a empresa (como o capital de giro), metas, análise de ponto de equilíbrio e ROI (retorno sobre o investimento).

O principal público do curso é quem deseja empreender e para acessar o curso é muito simples, basta acessar o site do Sebrae e realizar a inscrição. O curso tem duração de 3 horas, além disso, o inscrito tem um prazo de quinze dias para concluir o curso.

2 – Como captar Recursos para o seu Negócio

Algumas dúvidas frequentes são: onde buscar recursos como empréstimos e financiamentos? Será que um financiamento é a melhor opção no momento? Quais são as melhores taxas e prazos?

Antes de seguir com a escolha de como captar esses recursos, é necessário um planejamento bem feito, entender de fato o impacto dessa escolha no negócio de maneira global e a partir daí decidir como fazer a captação.

No entanto, o curso ensina a montar um plano de negócios para entender de onde virá o recurso, quais são as condições e prazos aplicados e como conseguir. Tudo de maneira clara para o aluno tenha capacidade de decisão.

São seis módulos que estão disponíveis no curso com carga horária total de 2 horas e prazo de conclusão também de 15 dias.

3 – Como gerenciar  as finanças  da sua empresa

Aqui a ideia é dominar a gestão das contas da empresa sempre visando o melhor resultado esperado.

Ter a visão de um analista de finanças é primordial para o bom andamento do negócio. Dominar análises, monitoramento, objetivos, metas, prazos e etc. Tudo isso faz parte do dia a dia do empreendedor.

Durante o curso, temas como caixa da empresa, lucro e patrimônio são abordados de maneira contundente para que faça sentido estabelecer a melhor gestão de finanças para o negócio. São quatro módulos que caminham entre regime de caixa, de competência a indicadores de resultado.

O curso pode ser realizado em quinze dias e também conta com certificado ao final.

4 – Como controlar o fluxo de caixa

Nenhuma empresa sobrevive se o caixa não é acompanhado de perto ou seja, ter consciência do dinheiro que entra e sai do negócio pode ser fator determinante para a sustentabilidade do negócio.

De imediato não é necessário contratar um gestor de negócio, talvez no futuro quando a empresa crescer, mas por agora o curso oferece condições de análise para acompanhar com eficiência o fluxo de caixa.

São seis módulos neste curso com duração de duas horas e prazo para conclusão de 15 dias além do certificado no final do curso.

5 – Como definir preço de venda

Definir o preço pode virar um pesado se feito de maneira errada, pois esse “pequeno detalhe” pode afetar diretamente o lucro do empresário.

O curso oferece ao inscrito condições de calcular a margem que o produto pode ou deverá deixar no caixa da empresa. Pontos importantes como custo operacional e custos fixos são abordados.

São 4 módulos e duas horas de curso que podem ser feitos em quinze dias, em outras palavras, tem bastante tempo para concluir, além de ser gratuito e ter certificado. Link para o site do Sebrae aqui.

Agora é mão na massa! Sem desculpas para se preparar. Para acessar outros cursos gratuitos do Sebrae acesse o site oficial aqui.

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Central de Ajuda Cursos Online: (61) 3771-2450

Confira também outros cursos aqui.

E se for anunciar no Facebook e Instagram não deixe de ler nosso artigo sobre o tema, o link está aqui.

Nossa redação não tem vínculo com o Sebrae. Nosso único objetivo é informar o leitor.

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.