Planilha de controle para Poupança

Criar uma planilha de controle para poupança e segui-la pode não ser uma tarefa simples quando não se tem o hábito de economizar. Pensando nisso, criamos uma planilha utilizando a ferramenta do Google, que é muito simples de ser utilizada e vamos ensinar aqui como criar uma.

Antes de tudo, é preciso ter uma conta no Gmail para ter acesso mais fácil a ferramenta. Se não tem, acesse o Gmail e crie uma.

Após criar a conta, acesse a ferramenta Planilhas, basta pesquisar no próprio Google se tiver dificuldade de encontrar.

Assim que abrir o documento, verá a opção “Em branco”. Este será o documento que iremos criar. É só escolher essa opção.

Configurando a Planilha de controle

Quando abrimos a planilha, no canto superior esquerdo temos a opção de renomear o documento, escolha o nome que desejar. Pode ser algo do tipo “Poupança para viagem”, “Carro novo”, “Reforma da casa”, enfim… são tantos objetivos que você pode criar uma planilha para cada.

Agora que a planilha já tem nome, vamos seguir. Na coluna “B” linha “1” insira o mês de Janeiro. Selecione a célula que acabou de preencher e mova o cursor até a extremidade da célula. O cursor irá se parecer com uma “cruz”, segure com o botão direito e arraste até a coluna “M”.

Fazendo dessa maneira o preenchimento dos nomes de cada mês é automático mas se preferir preencha manualmente. Basta escrever os nomes dos meses nas colunas partindo da letra “B” (linha 1) até a coluna na letra “M” (linha 1).

Temos então todos os meses do ano.

Configurando meta e objetivo na planilha

Vamos seguir aqui o mesmo passo anterior. Primeiro vamos localizar a coluna “A” (linha 2). Em seguida, preencha a célula com o nome “Meta mensal”. Nesta linha será definido a meta para chegar ao objetivo final.

Na linha de baixo, coluna “A” linha 3, vamos inserir “Valor depositado”. Aqui será a linha de acompanhamento de depósitos que serão realizados.

Ainda seguindo a configuração da nossa planilha, precisamos inserir o objetivo final da planilha. Para não ficar misturado com as informações anteriores, vamos pular uma linha e escolher a linha 5 da coluna “A”. Assim que localizar, escreva “Objetivo Final”.

Por último vem o “Saldo Acumulado”. Essa informação irá permitir enxergar o quão perto está de alcançar o “Objetivo Final”.

 

Planilha de controle
Dados na planilha: meses, meta mensal, valor depositado, objetivo final, saldo acumulado

 

Dando cor a planilha

Para a visualização ficar melhor, vamos acrescentar algumas cores nas colunas e linhas. Primeiro vamos preencher a coluna dos meses. Para isso, selecione toda a linha 1, começando da letra “B” até a letra “M”.

Escolha uma cor e preencha. O botão para escolher a cor e preencher é o mesmo da imagem.

 

Planilha de controle
Localizando o botão para preencher e colorir a célula

Seguindo, agora é hora de preencher as células referente a meta, valor depositado, objetivo final e saldo acumulado. Portanto, escolha cores diferentes para cada uma.

 

Planilha de controle
Modelo já com as cores preenchidas

 

Preenchendo Planilha de controle para poupança

O preenchimento é simples, entretanto requer atenção na hora de somar os valores. Vamos aos principais pontos do preenchimento:

  • O campo correspondente a “saldo acumulado” será preenchido com a seguinte fórmula: =SOMA(B3:M3);
  • Copie a fórmula acima e cole dentro da célula “B” linha 7;
  • A medida que o preenchimento for ocorrendo em “valor depositado”, as informações em “saldo acumulado” serão preenchidas;
  • Para calcular a “meta mensal”, divida o valor que deseja obter pelos tempo (meses) que irá poupar;

Por exemplo:

Se o objetivo é economizar R$12.000 em 12 meses então a meta mensal é R$1.000. Dessa maneira preencha o valor em todos os meses no campo correspondente a meta mensal.

Deixamos aqui um modelo: Planilha Modelo. Planilha pronta, agora é só seguir!

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.