Home Office: Dicas para melhorar a produtividade

Home Office, para quem realiza teletrabalho ou acesso remoto quando trabalha para alguma empresa, na verdade possibilita que as atividades sejam feitas em casa quando podem ser exercidas de qualquer lugar com conexão a internet.

É importante citar que existem estações que recebem o nome de Coworking, que permitem a realização de trabalhos e até mesmo reuniões em um espaço colaborativo e compartilhado.

Mas no conforto e segurança que só a sua casa tem, o Home Office é a alternativa de manter sua privacidade e sua produção diária com maior comodidade e também flexibilidade, por que não?

Os desafios de trabalhar em home office

Mesmo com uma lista de vantagens que esta forma de trabalhar possui, em contrapartida, podem existir desvantagens.

O sentimento de estar em casa pode provocar acomodação e queda na produtividade, o que pode acarretar no acúmulo de tarefas.

Outros desafios também podem ser: encontrar melhor posição ou separar um local em casa para trabalhar, respeitar uma certa rotina que é necessária, conquistar o respeito dos seus familiares enquanto você estiver trabalhando, entre outros.

Boas dicas que garantem maior produtividade

Toda essa mobilidade e flexibilidade que o Home Office proporciona podem afetar sua produtividade, mais saiba que com atitudes muito simples você pode mudar isso.

Obviamente que há muita diferença em trabalhar casa quando comparado ao trabalho no escritório da empresa, mas se suas atividades podem ser feitas de casa, por que não desfrutar da melhor forma possível todas as vantagens do Home Office?

Acompanhe a seguir uma lista de dicas capazes de garantir melhor produtividade enquanto estiver trabalhando em casa:

  •         Escolha sua estação de trabalho: procure o local mais calmo de sua casa e instale seu escritório particular;

 

  •         Mantenha próximo de suas mãos tudo o que for necessário para você realizar suas atividades. É importante manter os itens ao seu alcance;

 

  •         Beba água com frequência mantendo uma garrafinha na sua mesa;

 

  •         Não assalte a geladeira toda a vez que precisar levantar da cadeira, e procure se ausentar da estação regularmente para ir ao banheiro;

 

  •         Estabeleça horários para começar e finalizar suas atividades diárias;

 

  •         Monte uma rotina de trabalho e estruture pequenas metas por meio de um planejamento;

 

  •         Faça pausas curtas durante o seu dia. Isso pode contribuir bastante para a sua produtividade;

 

  •         Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado;

 

  •         Se você tem uma criança em casa, considerando a faixa etária dela, procure mantê-la ativa e entretida com outras coisas no momento em que você estiver trabalhando para não dispersar a atenção e manter o foco no que está fazendo;

 

  •         Tão importante quanto ter boa conexão com a internet é garantir que não haja a perda do seu trabalho, portanto, tenha um contrato com um suporte técnico remoto para caso precise deste serviço;

 

  •         Por muitas vezes trabalhar com dados privados e confidenciais assegure-se de que a conexão seja segura e previna-se de ataques pela internet instalando um bom antivírus;

 

  •         Saiba o momento de parar e durma bem. Não leve as preocupações do que não conseguiu resolver para a sua cama;

 

  •         É substancial que você mantenha uma rotina saudável entre pausas e descansos enquanto trabalha em casa. E ter uma boa noite de sono, manter a prática de atividades físicas e se alimentar corretamente farão bem ao seu corpo e a sua mente, por consequência, resultará em uma melhor execução de suas tarefas enquanto trabalha;

 

  •         Preocupe-se com a sua postura, e se preciso invista em uma boa cadeira;

 

  •         Elimine suas distrações e solicite a ajuda de seus familiares, caso você divida o seu lar com outras pessoas, para que evitem chamar sua atenção ou muitos barulhos enquanto você estiver trabalhando;

 

  •         Antes de iniciar suas atividades tome um bom banho e não use pijama. Isso contribui para sua melhor assimilação de que você está trabalhando;

 

  •         Não há necessidade de usar uniforme, mas procure se arrumar principalmente para as reuniões por videoconferência;

 

  •         Mantenha o contato com os seus colegas de trabalho e se comunique sempre que necessário com o seu chefe;

 

  •         Por fim, ao finalizar suas tarefas do dia se prepare e reorganize a sua mesa de trabalho para retornar às atividades amanhã.

Trabalhar em casa é o futuro?

Na verdade já se tornou realidade, mas ainda não tomou as proporções que se estimava ter, por mais que muitas empresas estejam adotando esta forma de realizar as atividades.

Muitos funcionários mantiveram seus cargos graças à oportunidade de trabalharem em suas casas, ainda que seus empregadores tenham aderido ao Home Office apenas em caráter temporário.

Como o volume instantâneo do trabalho em Home Office se deu por necessidade e sob caráter provisório, algumas empresas tradicionalistas podem perceber esta forma como “inovadora demais” e não seguir com essa alternativa.

No entanto, notoriamente, muita coisa irá mudar daqui pra frente. Muitas pessoas descobriram que trabalhando em casa podem dar mais atenção para a sua família e por consequência ter melhor qualidade de vida.

Não precisam enfrentar o trânsito no caminho para o escritório, além de não serem submetidos a utilizar transporte público com precárias condições de segurança e em péssimo estado ou ficarem suscetíveis às violências das ruas.

Em breve, o Home Office que se fez novidade para muitos terá a atenção e o volume de adesão que realmente merece.

Com o aumento do trabalho em Home Office é possível fazer bem ao meio ambiente, devido o menor tráfego de veículos nas ruas, desafogar o transporte público, e mobilizar a economia de outra forma.

Além de fazer com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da própria saúde e possam usufruir de coisas que lhe dão prazer, sem que as empresas tenham uma redução das entregas de resultado.

Já pensou se a densidade demográfica das grandes cidades se estabilizasse ou até mesmo sofresse queda, devido à possibilidade de você trabalhar de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet?

Ter a flexibilidade de optar por trabalhar em casa, no escritório, em um Coworking, do quarto de um hotel, biblioteca da cidade ou em uma mesa de sua lanchonete favorita, pode ser uma opção interessante.

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.