Estudar em casa: Confira os cursos livres da FGV

Estudar em casa tem sido uma das melhores maneiras de se qualificar e por essa razão, encontramos e separamos alguns cursos livres ministrados pela FGV.

Os cursos aqui listados são gratuitos e caso o estudante queira pode solicitar uma declaração de conclusão que é diferente de um certificado, vale ficar atento a este detalhe.

A FGV tem tradição em cursos online e se qualificar em instituições com grande influência pode ser diferencial na vida profissional e pessoal também. Vamos a lista!

1 – Estudar Matemática Financeira em casa

A Matemática Financeira compreende entender as variações do dinheiro, valor monetário ou capital ao longo de determinado tempo. Alguns termos são abordados com frequência como: porcentagens, juros simples, juros compostos, taxas, valor futuro, valor presente e outros. Em outras palavras, é bom ficar familiarizado com todos.

Para empresas, é fator indispensável já que para tomadas de decisões a matemática financeira se faz presente na maioria dos casos.

 O curso Conceito Básico de Matemática Financeira oferecido pela FGV possibilita aprender análises financeiras e fazer comparações para uma melhor gestão do dinheiro e ou investimento. Podem fazer o curso alunos do Ensino Médio e Superior e é totalmente gratuito. Temas que são abordados durante o curso:

  • Princípio Básico da Matemática Financeira
  • Possibilidades da Matemática Financeira
  • Valor Presente e Valor Futuro
  • Valor do Dinheiro no Tempo
  • Juros e Taxas de Juros
  • Juros Simples e Compostos

O curso tem duração de 5 horas. Link do curso aqui.

2 – Crédito e Risco de Crédito

Outra opção de curso gratuito da FGV é o Curso Análise Introdutória de Crédito e Risco de Crédito. O curso também é gratuito e alunos do Ensino Médio e Ensino Superior podem fazer.

O objetivo do curso é entender as fases e os riscos que compreendem o fornecimento de crédito e como minimizar os impactos nas finanças com ações práticas.

Durante o curso o aluno terá acesso a assuntos como Gestão de Crédito e Risco. 

O curso tem duração de 5 horas. Link do curso aqui.

3 – Investimentos

A FGV disponibiliza dois cursos sobre investimentos para estudar online:

Como fazer investimentos 1 e Como fazer investimentos 2.

São cursos gratuitos livres direcionados a estudantes do Ensino Médio e Superior. Durante o primeiro curso, o aluno será conduzido por temas como: Ativo Financeiro, Risco e Retorno, Escolha do Investimento, Perfil de Investidor, Diversificar Investimentos, Renda Fixa e Variável. Link do curso aqui.

E no segundo curso os temas passam por: Tipos de Investimento, Investimento em Ações, Investimento em Renda Fixa, Derivativos, Investimento em Ouro, Propensão ao Risco, Especulação.

O curso 1 tem duração de 12 horas e o curso 2 tem duração de 8 horas. Link do curso aqui.

Para contato com a FGV:

  • cursosfgvonlineoeg@fgv.br
  • Telefone: 0800 772 2778

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.