Comprar na internet e evitar fraudes: 8 dicas imperdíveis!

Em um mundo cada vez mais corrido e ocupado, não tem como negar que as compras online facilitam a nossa vida. Mas, a pergunta que fica é: como comprar na internet e evitar fraudes?

Pode até parecer apenas um detalhe, mas a verdade é que como comprar na internet é algo muito fácil, que requer apenas um clique, a gente se esquece de tomar cuidado. Sem dúvidas, a praticidade fala mais alto!

Consequentemente, podemos cair em algumas fraudes. Imagine pedir pela internet algo que você quer muito, muito mesmo e esse produto não chegar?

Ou então comprar o ingresso para o show da sua banda favorita e não conseguir entrar porque comprou em um site não oficial? Como você se sentiria?

Então, para evitar esse tipo de problema e fraudes nas compras pela internet, confira nossas dicas especiais!

 

1. Faça compras apenas em sites seguros

Neste artigo sobre como usar o cartão de crédito com segurança já falamos sobre como identificar sites seguros e evitar cair em sites que, na verdade, vão acabar usando suas informações pessoais.

Para identificar a legitimidade de um site é muito simples: basta verificar a URL do site. Se ela for apenas “http”, o site, definitivamente, não é muito confiável.

Por outro lado, se você tiver “https”, significa que há uma “camada adicional de segurança”. Isso significa que tem um certificado extra chamado “Secured Socket Layer. E, aí sim, é seguro.

2. Tome cuidado com promoções “boas demais pra ser verdade”.

Sabe aquelas promoções que você pensa “nossa, isso é incrível, não posso perder! É bom demais pra ser verdade”. Então, tome cuidado, porque realmente pode não ser!

Se os itens forem absurdamente mais baratos, desconfie. Claro, é possível que tenham grandes ofertas. Mas se o comerciante não for conhecido e não tiver reputação, evite a compra.

É claro que pode doer o coração pensar na possibilidade de economizar boa parte do que você gastaria no produto. Entretanto, não se arrisque! Essa é a principal forma que especialistas fazem as fraudes chamarem a atenção.

3. Veja os comentários dos consumidores

Os comentários, apesar de, em alguns sites, serem forjados, são muito valiosos!

Confira sempre os comentários dos consumidores tanto sobre o site e, principalmente, sobre o produto.

Em geral, além das notas, os consumidores também compartilham suas experiências e impressões sobre qualidade, atendimento e outras informações importantes.

Se você ver que um produto tem uma avaliação ruim, então é o momento de parar e pensar: realmente vale a pena tentar fazer essa compra? Pense nisso!

4. Analise as ocorrências no Reclame Aqui

E por falar em ouvir consumidores, outra dica que a gente, definitivamente, não poderia deixar de compartilhar com você é o Reclame Aqui.

O Reclame Aqui é, sem dúvidas, um dos principais portais do consumidor. Lá, ficam registradas as ocorrências compartilhadas pelos próprios consumidores.

Além disso, você também encontra a resposta das empresas e a avaliação final do consumidor após o atendimento e resolução da empresa.

O site é bem intuitivo. Basta você acessá-lo e colocar o nome da empresa para verificar essas informações.

Se a avaliação tiver muito ruim, vale a pena repensar a sua compra. Você pode avaliar, também, se as reclamações indicam um site fraudulento.

5. Não dê muitas informações pessoais

É claro que, na hora de realizar determinada compra, você precisa preencher alguns dados pessoais, como nome, dados do cartão e endereço.

Entretanto, preste atenção! Porque se você quer comprar na internet e evitar fraudes, então desista de finalizar pedidos que incluem muitas informações pessoais.

Por exemplo, qual é a importância de preencher o nome da sua mãe em um pedido de compras pela internet?

Fique atento caso o site solicite informações pessoais demais. Se o site pedir esses dados, então considere as outras dicas antes de fechar a sua compra definitivamente.

6. Antes de comprar na internet, confira as informações de contato

Antes de fazer o seu pedido e finalizar a sua compra na internet, confira os canais de atendimento oferecidos pelo site.

É fundamental checar se tem WhatsApp, SAC, endereço e outras informações importantes que você precisará utilizar caso tenha algum problema na sua compra.

Por via das dúvidas, se o site não for popular ou tiver reputação, considere anotar essas informações em um local seguro.

Outra opção é, também, dar uma ligada no telefone indicado para tirar algumas dúvidas e verificar se o atendimento existe e é eficiente.

Não deixe, também, de conferir e anotar o CNPJ da empresa, ok?

Assim, você pode se sentir mais segura para fechar a sua compra.

7. Faça pagamento protegido

A hora do pagamento é crucial para não cair em uma fraude.

Isso porque o produto pode até chegar e a loja ser real. Entretanto, se o pagamento não for protegido, suas informações pessoais podem ser divulgadas e até mesmo utilizadas sem o seu consentimento.

Para garantir a segurança do seu pagamento, uma das dicas é verificar se há um cadeado na barra da url.

8. Acompanhe a entrega

Um site seguro, sem dúvidas, oferece a possibilidade de o consumidor acompanhar cada uma das etapas do processo de entrega.

Alguns lojistas oferecem um processo privado de logística e apresentam, na própria página do site, o rastreamento dessa entrega.

Por outro lado, muitas empresas também fazem essas entregas pelo correio. Nesse caso, não deixe de solicitar o código de rastreio do seu produto.

Em geral, as empresas já compartilham automaticamente. Mas, caso você não receba, solicite para a loja.

Com o código, basta entrar no site do correio e, então, acompanhar a sua entrega.

Como comprar na internet e evitar fraude

Se você seguir as dicas que compartilhamos com você, dificilmente cairá em uma fraude.

Vamos recapitular então:

  • Prefira sites seguros
  • Não confie em promoções irreais
  • Confira os comentários dos consumidores
  • Procure as ocorrências da empresa no Reclame Aqui
  • Compre com o mínimo de informações pessoais
  • Anote dos dados do lojista
  • Só realize pagamentos em sistemas protegidos
  • Rastreie a entrega

E se você quer comprar na internet e evitar fraude, não deixe de acompanhar nosso site e receber em primeira mão, todas as nossas dicas.

Assim, você poderá se organizar melhor em relação às finanças e se proteger de dores de cabeça com compras pela internet.

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.