Como melhorar a renda familiar em tempos de crise?

Como melhorar a renda familiar durante tempos difíceis? É o que vamos descobrir aqui!

As crises financeiras podem ser avassaladoras, de um modo, capazes até de literalmente varrer toda realidade estrutural de empresas e famílias.

Elas podem marcar a vida de muitas pessoas com o fim de seus empreendimentos, o fim de seus empregos, o adiamento de sonhos ou o início de uma nova carreira, surgimento de oportunidades, e necessidade de se reinventar.

Enquanto para alguns o momento de crise pode significar o fadado fracasso de sua vida profissional ou a quebra da perenidade de sua empresa, para outros, é na crise que acontecem coisas que podem mudar suas vidas positivamente.

Claro que você se prevenir, não necessariamente quer dizer que você espere o surgimento de situações adversas como uma crise. Mas, quando você se prepara para agir em momento de retração econômica, a sua reação pode surtir efeitos surpreendentes.

Meu contrato de trabalho foi rescindido. E agora?

Ter o contrato rescindido pode ser um fato desesperador, principalmente em circunstâncias onde a sua renda era a principal receita familiar ou a única fonte de renda da família.

Os cadastros em auxílios governamentais ou em ações sociais podem ser insuficientes para manter o sustento necessário para a sua família, por isso, é substancial que você tome uma atitude de forma rápida e assertiva.

Saiba que você pode utilizar sua rescisão para investir em você, aprender uma nova profissão ou empregar parte dela em um negócio totalmente online que te possibilitará trabalhar de qualquer lugar, desde que haja boa conexão com a internet.

 

Como investir em mim pode ajudar minha família?

Se você está disposto a recomeçar, aprenda a desenvolver ainda mais as suas habilidades, aprenda algo novo ou recicle seus conhecimentos.

Manter-se atualizado e alinhado às novas exigências do mercado pode te ajudar a se recolocar novamente ou até mesmo conquistar uma posição ainda melhor.

Não tenha medo ao arriscar-se em uma nova carreira que possa ser promissora e garantir bons retornos em termos de desenvolvimento profissional.

Você pode investir parte da rescisão para cursar uma boa faculdade de forma presencial ou EaD, empregar o seu tempo para aprender algo novo testando plataformas online, aplicativos ou aprendendo novos conceitos através de cursos gratuitos.

Dessa forma, você pode crescer como pessoa, se desenvolver profissionalmente e ainda ajudar a sua família quando for possível aplicar os seus conhecimentos para ganhar dinheiro ou conquistar uma vaga de emprego.

Experimente algo novo e colha os benefícios

Admitir riscos é diferente de se aventurar. A diferença está no grau de comprometimento e responsabilidade.

Quando membros de sua família dependem de você, o emprego de seus esforços é destinado a riscos administráveis com grande possibilidade de retorno rápido e confiável.

Não tenha medo de experimentar algo novo e colher os benefícios, que ao assumir estes riscos, você se permite receber.

Em tempos de crise, você pode apostar em abrir um negócio baseado no conceito de Empreendedorismo Digital, prestar serviços para empresas que adotem o Delivery para a entrega de mercadorias e produtos, realizar trabalhos freelancers, entre outras possibilidades.

Formas de melhorar a renda familiar

Estude todas as formas de melhorar a renda familiar que sejam tangíveis para você.

Procurar por alternativas que permitam baixo investimento inicial também é uma boa opção para quem não tem muito capital disponível.

Em tempos de crise, se deparar com uma nova oportunidade que possa melhorar a renda familiar da sua casa pode acontecer quando você menos esperar. Basta persistir e correr atrás.

Podem existir muitas pessoas a procura do que, exatamente, você é capaz de oferecer a um preço competitivo e justo.

Acompanhe a seguir uma breve lista de formas para melhorar a renda de sua família:

  •         Desenvolva trabalhos manuais: costuras, conserto de móveis e eletrodomésticos, etc;

 

  •         Possui dotes culinários? Arregace as mangas e empreenda na cozinha através de venda de quentinhas, bolos no pote, brigadeiros e doces em geral, salgadinhos para festas, etc;

 

  •         Trabalhe como Freelancer e desenvolva seus trabalhos prestando serviços para pessoas físicas ou jurídicas, através de plataformas como o 99Freelas, Workana, ou VINTECONTO;

 

  •         Utilize as mídias sociais (e o tráfego gratuito ou pago para anunciar) para promover suas atividades ou habilidades que possam te trazer algum retorno financeiro. Divulgue o seu negócio ou algo que você saiba fazer;

 

  •         Aposte no delivery e utilize seu veículo próprio ou compre uma moto para realizar entregas. Outra boa opção é alugar um veículo para isso;

 

  •         Utilize técnicas de copywriting para vender online seus próprios produtos ou se tornar afiliado de produtos através do Hotmart, por exemplo;

 

  •         Se você compreende o Mercado Financeiro e entende a mecânica do Mercado de Capitais e possui algum dinheiro disponível, realize a compra e a venda de algumas ações e atue como Day Trade;

 

  •         A partir do Empreendedorismo Digital, você pode construir um negócio digital e se beneficiar com este tipo de mercado, seja vendendo produtos físicos ou produtos digitais atuando apenas de forma online, ou pelo menos em grande parte.

Ganhe dinheiro sem sair de casa

O empreendedor digital é aquele que constrói um negócio digital e se beneficia deste tipo de mercado, seja vendendo produtos físicos ou produtos digitais atuando apenas de forma online, ou pelo menos em grande parte.

Ser um empreendedor digital é enfrentar desafios como todos os outros, assumindo o risco do negócio não dar certo ou de ser ameaçado por concorrentes, novos entrantes, produtos substitutos e o poder de barganha dos clientes e fornecedores.

Também existem opções para conseguir gerar renda sem sair de casa a partir da prestação de serviço. O home office é uma modalidade ainda pouco explorada, mas esta forma de trabalhar ganhou bastante atenção nesse período de isolamento.

Trabalhar como freelancer para projetos disponíveis em plataformas online também é uma alternativa para o profissional que deseja prestar serviços com garantia, e de forma segura conquistar sua carteira de clientes.

Há outras formas de trabalhar em casa que demandam poucos recursos e investimento inicial quase zero. A criação de conteúdo para internet em forma de posts e vídeos em redes sociais ou o desenvolvimento de infoprodutos para vender online também são formas interessantes de ganhar dinheiro sem sair de casa.

Gostou? Deixe seu comentário!

Confira também como organizar as contas e sair das dívidas!

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.