[ATUALIZADO 2020] Como vender produtos online: o guia completo!

Com o isolamento social, muitas pessoas estão precisando se reinventar porque, afinal, os boletos não param de chegar. Uma dessas formas mais eficazes, nesse momento, é utilizar a internet a seu favor. Por isso, confira como vender produtos online!

Não importa se você já tem um negócio ou quer começar do zero. Este artigo é para você. Preparamos um guia completo com todas as informações e dicas que você precisa para trabalhar de casa.

Se você já tem uma empresa, não deixe de ler, também, nosso artigo sobre marketing digital para comércio local.

 Então pegue um papel e uma caneta, sente-se em um local confortável e aproveite o melhor conteúdo sobre como vender produtos online!

Como começar um negócio online

Agora, você irá conferir ideias reais, sem enrolação, que você pode colocar em prática assim que terminar esse artigo. Nossos especialistas preparam dicas que garantirão um retorno mais rápido. Confira a seguir!

E-commerce

Se você já tem um negócio e quer investir definitivamente em ampliar as suas vendas, uma boa estratégia é partir para o e-commerce.

Você pode integrar uma plataforma de vendas no seu próprio site e anunciar seus produtos nessa estrutura.

Essas plataformas facilitam muito a gestão do seu negócio e, em geral, são bastante completas. Caso você não conheça nenhuma opção, considere as mais conhecidas:

  •         Magento
  •         WooCommerce
  •         PrestaShop
  •         OpenCart
  •         ClubeCart

Normalmente, essas ferramentas já possuem layout, uma das principais preocupações de quem quer partir para o e-commerce. Elas, de fato, ajudam muito o vendedor na hora de construir o seu negócio digital.

Entretanto, não deixe de fazer alguns ajustes e personalizar a sua plataforma para que ela fique com a cara do seu negócio, ok? Isso é importantíssimo!

 

Mercado Livre

Não é novidade para ninguém que o Mercado Livre é um dos marketplaces mais conhecidos do Brasil.

Com a pandemia, o Mercado Livre divulgou um aumento de 72% no número total de vendas em abril. Entre os produtos mais vendidos, estavam brinquedos, produtos eletrônicos e relacionados a saúde.

Uma vez que a venda online aumentou, por que ignorar a possibilidade de utilizar o Mercado Livre para vender o seu negócio?

Para ter sucesso no mercado livre, você precisa cuidar de alguns aspectos:

  •         Reputação: os usuários sempre fazem avaliação dos produtos que compram e, quanto maior a sua reputação, mais chances você tem de ser escolhido. Por isso, atenda bem seus clientes, preste informações rápidas e educadas e não atrase a postagem do produto.

 

  •         Foto do produto: se a foto do produto não for de qualidade, as chances de você vendê-lo, ainda que o valor seja imperdível, diminuem bastante. Portanto, perca um tempo e procure como tirar boas fotos. O Airbnb, por exemplo, divulgou um guia bem bacana sobre como tirar fotos profissionais. Vale a pena conferir.

 

  •         Descrição: a descrição do produto é algo que, definitivamente, você não pode ignorar! Parece óbvio, sabemos, mas a verdade é que as descrições de muitos produtos do Mercado Livre são vazias e incompletas. Por isso, gaste um tempo a mais, mas invista em uma descrição completa com todas as informações relevantes sobre o produto.

Redes Sociais

As redes sociais, há tempos, se tornaram fortes aliados de quem busca saber como vender produtos pela internet. Isso porque nós, brasileiros, passamos muito tempo conectados nessas redes.

Então, nada melhor do que você aproveitar esses espaços como uma forma de vender seus produtos.

No Facebook, por exemplo, procure criar uma página! Complete as informações sobre o seu negócio e anuncie os seus produtos. Aproveite para divulgar, também, nos grupos dos bairros (claro que sempre com cuidado e atento às regras de cada grupo) e de anúncios.

Peça para a sua família e amigos curtirem e compartilharem a sua página. Bole uma promoção para atrair novas pessoas e tenha muito cuidado na comunicação, ok?

No Instagram, crie uma conta comercial. Preencha todas as informações de contato e crie artes atrativas para o seu negócio.

 O Canva, por exemplo, é um site muito intuitivo e gratuito que ajuda quem quer criar designs. Uma das coisas mais legais da plataforma é que, além de milhares de modelos editáveis, ela já entrega a arte no formato ideal. 

Não esqueça, também, de interagir com seus clientes no stories e utilizar as hashtags nas suas postagens.

Além disso, você também pode vender sem sair de casa através do Whatsapp. Nesse caso, tenha muito cuidado ao criar grupos ou enviar propagandas, porque ninguém gosta de receber esse tipo de mensagem o dia todo.

Por isso, faça um planejamento legal e compartilhe no whatsapp apenas as melhores ofertas, para atrair interessados. Para facilitar o seu trabalho, crie uma lista de transmissão.

Você também pode baixar o whatsapp business. Lá, você consegue deixar um cardápio ou menu de produtos, além de estabelecer um horário de atendimento, programar respostas automáticas e gerenciar outras informações relevantes para um negócio.

Como começar um negócio do zero

Se você quer começar um negócio do zero, mas não sabe como fazer ou não tem dinheiro para investir, então, além das dicas sobre as redes sociais, acima, e outros insights que já compartilhamos com você, confira as dicas a seguir!

Crie produtos online

É muito bom em algo? Crie um produto online. Que tal ensinar a alguém algo que você gosta muito?

Você pode criar cursos de língua, de música, de marketing, entre outros. Depois que o seu produto digital estiver pronto, você pode colocá-lo em uma plataforma online para vender.

Uma das mais conhecidas, por exemplo, é a Udemy. Lá, inclusive, você pode navegar para ter mais dicas de produtos!

Faça um brechó

Enjoou de algumas peças do guarda-roupa? Então faça um brechó online! Crie uma página no Instagram, anuncie em grupos específicos do Facebook e faça o seu cadastro em plataformas como a Enjoei.

Essa é uma das formas mais rápidas de fazer dinheiro. Entretanto, se você for anunciar por conta própria, sem nenhuma plataforma para intermediar, tome cuidado com os golpes, ok?

Franquias online

Esse modelo de negócio está se tornando cada vez maior no Brasil e no mundo.

Você consegue um negócio online, estruturado e, em geral, já conhecido, com suporte e materiais completos. Isso através do franchising.

O investimento desse tipo de negócio é, em geral, baixo e o retorno é mais rápido que franquias tradicionais.

Então, você pode conferir algumas opções de franquia que te auxiliem nesse momento. O Portal do Franchising, um dos principais do Brasil, criou uma lista completa com opções de investimentos sem sair de casa, confira aqui.

Se ficou alguma dúvida sobre como vender produtos online, não deixe de comentar aqui! Nossa equipe está pronta para ajudá-lo!

Rafa M.

Bacharel em Administração de Empresas e redatora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.